Salmos

Salmos 139 Estudo Completo

Salmos 139 assim como cada um dos salmos da Bíblia Sagrada que pode ser acessada grátis, tem um propósito específico. Encontre aqui um estudo completo do Salmos 139.

O Salmo 139 deve ser recitado com fé quando os maus pensamentos estejam insistindo em desorganizar seus pensamentos. Recite o Salmo 139 para inverter os pensamentos ruins em bons pensamentos e compartilhe com as pessoas que você ama, pois trazer Deus para nossas vidas e nossos corações nunca é demais, afastando assim os maus pensamentos.

Aproveite, leia todo o estudo do Salmos 139, escute também o salmos 139 na voz de Cid Moreira e baixe no seu celular ou computador esta linda imagem e sempre que precisar, recite, conclame ao Altíssimo seu auxílio.

Salmos 139

1 SENHOR, tu me sondas e me conheces.
2 Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.
3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.
4 Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.
5 Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.
6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.
7 Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?
8 Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;
9 Se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares,
10 Ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.
11 Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite,
12 Até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.
13 Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe.
14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;
15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.
17 Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!
18 Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.
19 Tomara, ó Deus, desses cabo do perverso; apartai-vos, pois, de mim, homens de sangue.
20 Eles se rebelam insidiosamente contra ti e como teus inimigos falam malícia.
21 Não aborreço eu, SENHOR, os que te aborrecem? E não abomino os que contra ti se levantam?
22 Aborreço-os com ódio consumado; para mim são inimigos de fato.
23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;
24 Vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

Estudo do Salmos 139, Salmo de Davi

1. Eu não posso escapar do conhecimento de Deus sobre mim (Salmos 139: 1-6).

Deus sabe absolutamente tudo sobre mim! Ele conhece me conhece: Quando me sento e quando me levanto (v. 2); quando vou a algum lugar e quando me deito (v. 3). Ele está intimamente familiarizado com todos os meus caminhos! Ele conhece minhas palavras : na verdade, Ele até sabe o que eu vou dizer antes de dizer (v. 4)! Ele até conhece meus pensamentos de longe (v. 2). Como um pássaro engaiolado, Ele me cercou, com Sua mão sobre mim (v. 5). Não há como fugir de seu conhecimento profundo e penetrante. Então Davi exclama (v. 6): “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; é muito alto, não posso alcançá-lo.

O mais próximo que podemos chegar de conhecer outro ser humano deve ocorrer no relacionamento conjugal. Enquanto homem e mulher vivem juntos nesse compromisso vitalício, eles crescem para conhecer as ações, palavras e – na medida em que se comunicam abertamente – pensamentos e sentimentos uns dos outros. A Bíblia usa o verbo “saber” para descrever o relacionamento intimo no casamento ( Gn 4: 1 ). Mas mesmo assim, você pode se casar por anos e ainda descobrir coisas novas sobre seu cônjuge. Mesmo os relacionamentos humanos mais próximos ficam aquém do conhecimento total.

Na verdade, nem podemos nos conhecer completamente. A vida é um processo de nos conhecermos. Mas, como Jeremias 17: 9 diz: “O coração é mais enganoso do que todo o resto e é desesperadamente mau; quem pode entendê-lo? ”Não podemos conhecer nossas próprias motivações e impulsos interiores à parte da revelação de Deus para nós através de Sua Palavra. Só Deus nos conhece completamente. Ele vê através de nós.

Onde posso correr para me esconder?

Sua primeira reação a esse pensamento é provavelmente: “Onde posso correr para me esconder?” Parece ter sido o pensamento de Davi (v. 7). Desde que a raça humana caiu em pecado, esse tipo de intimidade total tem ameaçado toda pessoa. Antes da queda, Adão e Eva desfrutaram de uma intimidade aberta com Deus e uns com os outros. Eles estavam nus e não se envergonhavam na presença um do outro ( Gn 2:25 ). Mas assim que pecaram, tentaram esconder-se de Deus e costuraram folhas de figueira para esconder a nudez uma da outra. Temos um desejo de conhecer e ser conhecido, mas apenas dentro de limites seguros. Nós tememos estar totalmente expostos.

Mas o mais surpreendente é que esse Deus que nos conhece tão bem, que conhece todo pensamento terrível que tenhamos, deseja ter um relacionamento conosco. Por causa do nosso pecado e da santidade de Deus, algo tinha que ser feito para remover essa barreira ao nosso relacionamento com Ele. Com o primeiro casal, Deus realizou uma lição objetiva que apontava para a Sua solução final. Suas folhas de figueira não eram adequadas; Deus abateu um animal e vestiu-o com a pele, mostrando-lhes que não poderiam ser restaurados à comunhão com um Deus Santo sem o derramamento de sangue.

Cordeiro de Deus

Embora a Bíblia não especifique, creio que Deus matou um cordeiro e explicou a Adão e Eva o vindouro Cordeiro de Deus que tiraria o pecado do mundo. Você pode imaginar o choque deles ao ver a morte pela primeira vez enquanto eles observavam o sangue jorrar e o animal se contorcer quando seu sangue vital se esvaiu dele? Mostrou-os de maneira gráfica que Deus leva o pecado a sério. Deve ser pago pela morte. Mas também mostrou-lhes que, em Sua graça, Deus proveria o substituto para que nenhum pecador fosse separado de Deus ou pagasse a penalidade pelo próprio pecado.

O cristianismo não está seguindo um conjunto de regras ou passando por um monte de rituais religiosos. É em seu coração um relacionamento pessoal com o Deus vivo que conhece você completamente. Você entra nesse relacionamento quando coloca sua confiança no substituto que Ele providenciou, o Senhor Jesus Cristo, que pagou a penalidade pelo seu pecado com a Sua morte na cruz.

A ameaça de ser tão intimamente conhecida por Deus provoca a reação: “Onde posso me esconder?” David persegue esse pensamento na segunda estrofe:

2. Não posso escapar da presença de Deus (Salmos 139: 7-12).

Onde você planeja correr? Céu (v. 8)? Deus está aí! Os primeiros cosmonautas soviéticos irreverentemente brincaram que não viram Deus em sua espaçonave. Mas Deus os viu! Ele está lá! Você quer escapar de Deus no lugar dos mortos (Sheol)? Ele também está lá! Você quer ir para o leste (“alas da aurora”, v. 9) ou oeste (“parte mais remota do mar”)? Você não se esquivará de Deus (v. 10)! Você pode se esconder no escuro, mas Deus é luz e Ele te encontrará (v. 11-12). Já que Deus está em todo lugar, você não pode se afastar Dele. Novamente, David é intensamente pessoal sobre isso: Deus não está apenas em todo lugar; Onde quer que eu vá, Ele se apodera de mim (v. 10)!

Um estudante universitário gostava de ser um homem de muitas mulheres. Uma noite o telefone tocou. Pegando o telefone, ele murmurou em uma voz baixa e sensual, “Fale comigo, baby ….” De repente, ele ficou vermelho. Ele disse fracamente: “Oh, oi, mamãe” ( Reader’s Digest [6/84], p. 32).

A presença de uma mãe, mesmo por telefone, tem um jeito de endireitar o comportamento errado! Quanto mais viveríamos em retidão se constantemente mantivéssemos em mente que Deus está presente conosco em todos os lugares que vamos!

3. Não posso escapar do poder e da soberania de Deus (Salmos 139 : 13-18).

O pensamento de que a escuridão não nos esconde de Deus leva Davi a considerar que Deus o formou no ventre de sua mãe. Embora escondido dos olhos humanos naquele dia antes dos sonogramas, Davi não estava oculto aos olhos de Deus (v. 16). E Deus não só me fez através do Seu poder criador, mas também ordenou todos os meus dias antes que algum deles viesse a existir (v. 16)! Considerando o quão temerosa e maravilhosamente somos feitos deve nos fazer romper em agradecimento a Deus (v. 14).

Agostinho observou: “Os homens vão para o exterior para admirar as alturas das montanhas, as imensas ondas do mar, os longos cursos dos rios, a vasta bússola do oceano, os movimentos circulares das estrelas; e eles passam por si mesmos sem pensar ”(in Reader’s Digest [1/92], p. 9). Toda pessoa tem em seu corpo prova suficiente de que Deus existe. Ignorar esse tipo de evidência torna uma pessoa sem desculpa ( Rom. 1: 18-23 ). Dizer que algo tão finamente equilibrado e complexo como o corpo humano é o resultado da pura chance mais o tempo é nada menos do que ridículo!

Considere o milagre do corpo humano

Considere o milagre do corpo humano: A cada segundo, mais de 100.000 reações químicas ocorrem em seu cérebro. Tem 10 bilhões de células nervosas para registrar o que você vê e ouve. Essa informação chega ao seu cérebro através do milagre do olho, que tem 100 milhões de células receptoras (bastonetes e cones) em cada olho. Sua retina também possui outras quatro camadas de células nervosas. No total, o sistema faz o equivalente a 10 bilhões de cálculos por segundo antes que uma imagem chegue ao nervo óptico. Quando atinge seu cérebro, o córtex cerebral tem mais de uma dúzia de centros de visão separados para processá-lo. Seus dutos lacrimais fornecem um fluido de combate a bactérias para proteger seus olhos da infecção. As lágrimas que combatem irritantes diferem das lágrimas de tristeza, que contêm 24% mais proteínas. Isso não é para mencionar o milagre do ouvido e como ele traduz as ondas sonoras em palavras e sons significativos; ou de toque, gosto e cheiro.

Parte do seu cérebro regula questões voluntárias, como a coordenação muscular e os processos de pensamento. Outras partes do cérebro controlam processos involuntários, como a digestão, as secreções glandulares, a frequência com que o coração bate, etc. Como aconteceu acidentalmente que o seu corpo acelerasse o ritmo cardíaco até a velocidade adequada para atender à demanda aumentada de oxigênio? você se exercita e diminui a velocidade quando essa necessidade é satisfeita? Uma polegada quadrada de sua pele tem cerca de 625 glândulas sudoríparas, 19 pés de vasos sanguíneos e 19.000 células sensoriais. Trabalhando em coordenação com seu cérebro, ele mantém seu corpo a uma temperatura constante de 98,6 graus sob todas as condições climáticas.

Seu estômago tem 35 milhões de glândulas que secretam as quantidades corretas de sucos para permitir que seu corpo digira alimentos e os converta em energia armazenada para seus músculos. Para evitar a digestão, seu estômago produz um novo revestimento a cada três dias. Seu corpo é uma máquina eficiente: andar de bicicleta por uma hora a dez quilômetros por hora requer apenas 350 calorias, o equivalente a apenas três colheres de gasolina.

Você tem mais de 200 ossos, cada um moldado para sua função, conectados intricadamente uns aos outros através de juntas lubrificadas que não podem ser perfeitamente duplicadas pela ciência moderna. Mais de 500 músculos se conectam a esses ossos. Alguns obedecem a ordens intencionais; outros cumprem seu dever em resposta a comandos inconscientes do cérebro. Todos trabalham juntos para nos manter vivos. O próprio músculo cardíaco bate mais de 103.000 vezes por dia, bombeando suas células sanguíneas a uma distância de 168 milhões de quilômetros.

Juntamente com isso, seus pulmões respiram automaticamente a quantidade certa de oxigênio vital (cerca de 438 pés cúbicos por dia), que por acaso é misturado nas proporções corretas (cerca de 20% de oxigênio, 80% de nitrogênio) em nossa atmosfera. Cada um dos outros órgãos e glândulas vitais do seu corpo funciona em conjunção complexa com os outros para sustentar a vida, que a ciência não pode explicar ou criar.

Eu nem sequer mencionei a complexidade das células humanas. Escute isso: um único cromossomo humano (molécula de DNA) contém 20 bilhões de bits de informação. Quanto custa isso? Qual seria o seu equivalente, se fosse escrito em um livro impresso comum na linguagem humana moderna? Vinte bilhões de bits são o equivalente a cerca de três bilhões de letras. Se houver aproximadamente seis letras em uma palavra média, o conteúdo informacional de um cromossomo humano corresponde a cerca de 500 milhões de palavras. Se houver cerca de 300 palavras em uma página comum do tipo impresso, isso corresponderá a cerca de dois milhões de páginas. Se um livro típico contém 500 dessas páginas, o conteúdo informativo de um único cromossomo humano corresponde a cerca de 4.000 volumes. “Está claro, então, que a sequência de degraus em nossas escadas de DNA representa uma enorme biblioteca de informações.

Essa informação, incrivelmente, vem do astrônomo Carl Sagan, que acha que tudo aconteceu por acaso ( Os Dragões do Éden, Especulações sobre a Evolução da Inteligência Humana[Ballentine Books], pp. 23-25)! Ele ressalta que os landers Viking que pousaram em Marte em 1976, cada um tinha instruções em seus computadores que somavam alguns milhões de bits, um pouco mais do que uma bactéria, mas significativamente menos do que uma alga. No entanto, ele acha que a vida neste planeta evoluiu por acaso! Ele diria que a espaçonave Viking poderia evoluir, com tempo suficiente? Quem, eu pergunto, tem mais fé – o criacionista ou o evolucionista?

Quando Davi diz (v. 18): “Quando acordo, ainda estou contigo”, ele pode estar se referindo ao fato de que a cada manhã os pensamentos da onisciência, onipresença e onipotência de Deus ainda estão com ele, de modo que ele não pode escapar do fato esmagador de Deus em relação a si mesmo. Ou, ele pode estar se referindo poeticamente à presença de Deus após a morte, na ressurreição. Nesse caso, David estaria se referindo à mão de Deus em sua vida desde a concepção até a eternidade.

Mas em qualquer caso, o incrível pensamento que Deus habilmente me fez e ordenou os dias da minha vida deveria me fazer ver que eu não posso escapar do Seu poder e soberania. By the way, mesmo se você sofre de defeitos congênitos, Deus declara que Ele te fez. Quando Moisés queixou-se a Deus de que não podia falar com eloquência suficiente para levar Israel para fora do Egito, Deus disse: “Quem fez a boca do homem? Ou quem o faz mudo ou surdo, ou vendo ou cego? Não sou eu, o Senhor? ”( Êxodo 4:11 ).

Isso significa que Deus criou e tem um propósito neste mundo caído mesmo para aqueles cujos corpos ou mentes não são perfeitamente formados. Que Deus cria e ordena os dias de cada vida humana dá significado e valor a cada vida e confronta fortemente o aborto de qualquer bebê, mesmo que seja supostamente “defeituoso”.

Então Davi está dizendo que você não pode escapar de Deus. Ele sabe tudo sobre você; Ele está com você onde quer que você vá; Ele criou você e ordenou os dias da sua vida. Então, qual é a linha de fundo? O que você faz com um Deus assim? Na estrofe final, David mostra que …

4. Portanto, devo me comprometer com a santidade (Salmos 139 : 19-24).

A conclusão inescapável do fato de que não podemos escapar do Deus vivo é um compromisso inescapável com a santidade. Como Davi pensa sobre o conhecimento investigativo de Deus, Sua presença onipresente e Sua sabedoria infinita como visto em seu próprio corpo, ele é levado primeiro a clamar a Deus para destruir os iníquos, afirmando sua própria aversão a eles (vv. 19-22). ; e então rapidamente para adicionar uma oração que o Deus que o tinha procurado (v. 1) continuaria o processo, de forma que se algum pecado ainda espreitasse nos cantos escuros de sua própria vida, David poderia arraigar isto e caminhar na eternidade de Deus caminho. Isso nos mostra dois aspectos da santidade que devemos desenvolver:

Salmos 139, versículo 2

salmos 139-2

 

Salmos 139 na voz de Cid Moreira Bíblia

 

Oração de Davi no Salmo 139

Gostou do estudo do Salmos 139? Se sentiu melhor, é o que esperava ler?

Se gostou deste estudo completo do Salmos 139, compartilhe:

About the author

Fé em Deus

Leave a Comment