Salmos

Salmos 23 – O Senhor é o meu pastor, nada me faltará

Salmos 23 é rezado para afastar perigos e perseguições. Talvez seja o salmo mais conhecido e recitado, mesmo por aqueles que não são cristãos, pois sua força é reconhecida e sentida pela maioria das pessoas. Religiões diversas usam as palavras mágicas deste salmo para seus pedidos de fé.

Veja aqui oração do Salmos 23 na voz de Cid Moreira, como também um estudo completo de cada versículo do Salmos 23

O versículo 1, O Senhor é meu pastor, nada me faltará é a mais pura demonstração de confiança em Deus e o Altíssimo sempre atende quem ora com fé.

Com certeza se você está passando por algum problema, alguma perseguição, seja ela no plano humano ou no plano espiritual, o Salmos 23 irá te auxiliar, livrar de todos os perigos e mal.

Se você está passando por um período difícil ou conhece alguém que está precisando de ajuda, compartilhe os versículos do Salmo 23 nessa linda imagem que disponibilizamos.

salmos 23

Salmos 23

1 O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.
2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5 Preparas uma mesa perante a mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia divina me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Estudo Salmos 23

Salmos 23: 1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Agora, Davi não estava dizendo aqui que “o Senhor é meu pastor, a quem eu não quero”! Nem ele está dizendo que ‘o SENHOR é meu pastor, eu tenho tudo o que quero’. Não, não estamos falando aqui sobre necessidades genuínas, nem ganância! Obviamente, isso significa que com o Senhor protegendo e provendo para nós, não nos faltará aquilo que Ele sabe que precisamos.

Você tem essa mesma confiança que Davi tinha? Todo mundo ama este Salmo. Mas nós acreditamos nisso? Eu acho que se pudéssemos apenas captar este primeiro verso sozinho, nossos corações poderiam então descansar. Este verso não significa que não haverá tempos de seca, vales, dificuldades e necessidades – longe disso … Deus o ama demais para simplesmente tornar as coisas sempre fáceis! Isso raramente realiza Seus propósitos e o restante do Salmo mostra que essas coisas acontecem. Mas a confiança que Davi teve é ​​que o grande pastor sempre saberá o que precisamos e quando provê-lo. Tudo ficará bem. Ele está no controle.

Salmos 23: 2 Deite-se em pastos verdejantes … águas calmas

Mas agradeça a Jesus, nosso grande Pastor, que Ele nos leve a pastos verdejantes e a águas calmas. São tempos, como diz o Salmo, quando Ele restaura espiritualmente a sua alma. São águas tranquilas … tempos em que não há ondas nem problemas, e você pode alimentar e ser restaurado. Graças a Deus por esses tempos! Esta alimentação é simbólica de ser alimentada espiritualmente com a palavra de Deus. ( Hb 5: 12-14 ) 

Salmos 23: 3 Ele me guia em caminhos de justiça por causa do seu nome.

Os caminhos em que o pastor nos leva são os caminhos justos ou “certos”. Eles nos levarão a lugares de descanso e provisão. Obviamente, isso não significa que a trilha que o pastor leva é sempre fácil. Às vezes, passa pelo vale escuro, como o próximo versículo indica. Mas ainda é o caminho que leva à justiça. Ao examinar sua vida, que caminho Deus guiou e guiou? Foi onde você pensou que iria? O desejo eterno de Deus é que Ele tenha muitos filhos e filhas que mostrem Sua glória e luz dentro deles.

Está expresso neste verso – Romanos Para aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à semelhança de seu Filho , a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Então Deus sempre nos conduzirá àquilo que é certo e aquilo que é verdadeiro. É por causa do “nome dele” que Ele faz isso. Nossas vidas devem ser um testemunho do próprio Deus. Esses são os caminhos que devemos desejar e buscar ativamente. Davi escreveu sobre isso no Salmo 25

Salmos 25: 4-5 Faz-me entender os teus caminhos, ó Senhor; Ensina-me os teus caminhos. (5) Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; Para você eu espero o dia todo.

Salmos 23: 4 Embora eu ande pelo vale da sombra da morte

Como eu disse, não foi nada fácil e simples ser uma ovelha em Israel. Às vezes, esses caminhos levam diretamente ao vale da sombra da morte. Como o pastor levou as ovelhas de oásis para oásis, isso às vezes significava passar por vales estreitos que tinham penhascos íngremes de cada lado. Estes vales eram muitas vezes escuros por causa da sombra causada pelos penhascos, e eles eram um lugar favorito para os predadores se esconderem.

Parece um bom lugar para uma ovelha indefesa, não é? Talvez este verso deveria ter lido “embora eu feche meus olhos e corra pelo vale da sombra da morte …” Este verso nos fala dos tempos difíceis em nossas vidas onde há escuridão, confusão e medo. Observe, entretanto, que o salmista diz que “caminha” por este vale. Ele não pára e não desiste da esperança. Você pode estar em um lugar escuro, mas você deve continuar andando. Não é em algum lugar que você monta o acampamento pensando que é tudo que você jamais saberá. Não, pressione sabendo que, se houver sombras, deve haver luz na esquina, causando-lhes!

Salmo 23: 4 Não temerei mal algum, porque tu estás comigo

Há uma mudança aqui de ‘Ele’ para ‘Você’. Em vez de falar sobre seu pastor, Davi fala com ele. Torna-se mais pessoal neste vale! A maravilha das maravilhas é que através da presença do Senhor Jesus Cristo em nossas vidas, podemos realmente passar por estes tempos sem medo! Bem, tendo dito que eu deveria dizer que você estará livre do medo na medida em que você sabe que Ele está com você – chuva, granizo e brilho.

A primeira vez através do vale escuro é sempre assustadora. Mas é aí que você aprende que, embora não seja capaz de ver o pastor tão bem quanto o normal, Ele pode vê-lo e ainda está protegendo você!

As viagens subsequentes pelo vale tornam-se progressivamente mais fáceis à medida que a confiança aumenta. Quão maravilhosa é aquela fraca Pessoas com medo podem receber tal confiança através de uma simples confiança na capacidade de seu pastor! “Você está comigo”, diz o salmista, e isso é tudo o que ele precisa saber.

Salmo 23: 4 A tua vara e o teu cajado me consolam.

Duas coisas deram conforto –

A vara do pastor: A vara que o pastor levava era para proteger as ovelhas dos predadores. Nunca foi usado nas ovelhas.  Não nos confortamos com o fato de que é o Deus Todo-Poderoso quem é o nosso Pastor? Nenhum ladrão, predador ou inimigo jamais O pega de surpresa!

O cajado do pastor: O cajado era usado pelo pastor para orientar as ovelhas no caminho em que elas deveriam ir e, no caso de uma ovelha intrometida errante, para colocá-las de volta na linha [11] . Novamente, há consolo no fato de que Deus nos dirige e até mesmo disciplina do Senhor (nos puxando de volta para a linha!) Pode ser visto como reconfortante, pois é um sinal de que Ele nos ama as escrituras ( Hb 12: 6 ).

Salmos 23: 5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos. Tu unges a minha cabeça com óleo; minha taça transborda.

Aqui Davi retrata a Deus como um anfitrião gracioso que fornece tudo o que ele precisa … Mesmo em momentos de aparente dificuldade. Esta tabela representa todas as bênçãos que são nossas em Cristo Jesus.

Inimigos podem cercar Davi, mas ele está dizendo que a provisão e graça de Deus lhe dá tal confiança que em um tempo quando ele deveria estar temeroso e ansioso (como quando na presença de seus inimigos), ele ainda é capaz de sentar, relaxar e comer! Deus era quem provia para ele, Deus era o ungindo a cabeça dele com óleo (que era o que anfitriões graciosos fizeram para os convidados deles / delas em Israel) assim ele soube que ele teria mais que bastante!

Você está sendo perseguido (mas não se preocupe – é uma coisa boa!)

Salmos 23: 6 Certamente bondade e amor me seguirão todos os dias da minha vida

Uau! Isso é alguma revelação! Você pode dizer isso sobre a sua vida? Você só poderá dizer isso se realmente conhecer o Senhor Jesus como seu Pastor. Se você é verdadeiramente uma das Suas ovelhas (evidenciada por ouvir a sua voz e seguir os Seus caminhos), então este verso também é o seu verso! Ele nunca, jamais deixará você!

E Sua bondade sempre seguirão você. Esta palavra que segue em hebraico não significa apenas ir junto a alguma distância atrás. Significa buscar ativamente, perseguir e, normalmente, em um sentido negativo, como quando o faraó perseguiu Israel no êxodo. Davi sabia tudo sobre isso. Ele havia sido perseguido e perseguido enquanto corria de seus inimigos que tentavam tirar sua vida. Mas ele também sabia outra coisa. Em todas essas coisas ele também estava sendo perseguido pela bondade e bondade de seu grande Pastor. E Davi sabia que isso continuaria todos os dias de sua vida. Que confiança para esta vida isso deve nos dar, pois acreditamos na fé!

Salmos 23: 6 E habitarei na casa do SENHOR para sempre.

E finalmente temos a pequena questão daquilo que ocorre depois dos “dias da minha vida”. Assim nosso grande Pastor protege e provê para as ovelhas dele durante a vida deles / delas nesta terra. Mas há uma provisão maior e uma bênção ainda maior ainda por vir. Um onde (…) A morada de Deus é com os homens e ele viverá com eles. Eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele limpará toda lágrima de seus olhos. Não haverá mais morte, luto, choro ou dor, pois a velha ordem das coisas já passou. Ap 21: 3-4

“Para sempre” é muito tempo, mas esse Deus infinitamente criativo nunca deixará de nos surpreender. Então, por enquanto, vamos seguir nosso Senhor para onde Ele lideraria. Vamos nos aproximar Dele e agradecer por Sua maravilhosa graça. Ele não é apenas um “bom pastor”. Ele é um grande pastor. Ele é totalmente confiável. E quando os dias desta vida terminarem, então entraremos naquilo que só podemos imaginar parcialmente, pois

“Nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu, nenhuma mente concebeu o que Deus preparou para aqueles que o amam.”

Vídeo Salmos 23 Cid Moreira 

O Senhor é o meu pastor, nada me faltará! (Salmos 23-1)

Se concorda, se gostou deste estudo e das oração deste lindo salmo, compartilhe!

Deixe sua mensagem e oração aqui.

Amém!amém

About the author

Fé em Deus

Leave a Comment